1940 – Surgiram espontaneamente concentrações evangelísticas para jovens em várias cidades dos Estados Unidos, onde multidões atenderam ao desafio de seguir a Jesus.
1943 – 1944- Os líderes dessas cidades se ajuntaram em duas convocações e organizaram a Youth for Christ (Mocidade Para Cristo), visando unir e beneficiar a todos os programas locais em torno de objetivos específicos. Dr. Torrey Johnson, considerado o fundador da MPC Internacional, pelo fato de ter sido aquele que idealizou essas convocações, foi eleito como o primeiro presidente da missão. O primeiro obreiro contratado foi o jovem Billy Graham.
1947 – Obreiros da MPC Internacional trabalharam no Brasil, mas não em caráter definitivo.
1952 – O Pr. Donald Phillips, evangelista e avivalista, veio estabelecer o trabalho da MPC no Brasil, iniciando o ministério na cidade paulista de Campinas. O trabalho caracterizava-se por campanhas, congressos e retiros, especialmente para juventude.
1954 – O casal Paul e Jane Overholt veio dos Estados Unidos e integrou a equipe da MPC, colaborando definitivamente para a consolidação do trabalho no Brasil. Além da implantação do ministério nas escolas, foram desenvolvidos trabalhos com atletas, realizaram-se conferências, publicou-se literatura e promoveu-se o trabalho com conjuntos musicais.
1955 – A sede da MPC mudou-se de Campinas para São Paulo, onde foi realizado o Congresso Mundial de Evangelismo e Missões, organizado pela MPC Internacional, que reuniu o maior público evangélico da história até então no estádio do Pacaembu, com aproximadamente 35.000 pessoas.
1960 – Foi lançada a Revista Vida, a primeira publicação mensal para jovens evangélicos no Brasil. Foi publicada durante sete anos atingindo um auge de 10.000 assinaturas em todo o país. Uma edição de 1000.000 revistas foram distribuídas gratuitamente aos jovens estudantes em 1962.
1964 – A sede do trabalho da MPC mudou-se de São Paulo/SP para Belo Horizonte/MG. Foi construído o primeiro acampamento da MPC. O ministério se desenvolveu com rapidez e em muitas frentes diferentes sob a liderança do Pr. Paul Overholt auxiliado pelo Pr. Abraão Soares da Silva. Em algumas cidades começou-se a organizar filiais da MPC. Concentrações, concursos bíblicos, clubes bíblicos em escolas, acampamentos e gincanas foram alguns ministérios que marcaram essa época.
1970 – 1975 – Alguns obreiros foram contratados, o que possibilitou maior desenvolvimento do ministério da MPC. Além dos acampamentos à beira da Lagoa Grande (Lagoa dos Ingleses), nasceu o Projeto AMAR, Atletas Em Ação (que depois desmembrou-se da MPC para tornar-se Atletas de Cristo), Estudantes Em Ação, Clubão, entre outros. As filiais da MPC em Goiânia, Anápolis, Brasília, Curitiba, Juiz de Fora e Lavras se organizaram.
1977 – Este ano foi marcado pela realização do Concílio da MPC Internacional no Rio de Janeiro e pelo Congresso MPC-25 Anos no estádio do Mineirão em Belo Horizonte/MG. Ainda neste ano houve a transição da liderança, que até então estava com o missionário Paul Overholt, para o Pr. Abraão Soares, primeiro diretor brasileiro.
1979 – Foi realizado em São Paulo o primeiro congresso da série Geração, o Geração 79, envolvendo mais de 4.000 jovens. Um verdadeiro marco na história da juventude evangélica brasileira. Entre outros líderes de renome nacional e internacional, esteve presente como um dos preletores o Dr. Billy Graham.
1980 – 1990 – A década de 80 na MPC foi sinônimo de crescimento e renovação. O Clubão explodiu em diversas cidades atraindo jovens interessados em nossas formas cúlticas e em busca de uma mensagem relevante para a sua vida. Som do Céu, Estudantes Em Ação, Quarteto Vida, Expresso Luz, Treinamentos, Impactos, Shows, Congressos, Encontros, Teatro, entre tantos outros ministérios, marcaram a MPC nos anos de 80, animada por uma geração de novos líderes, que espalhou o evangelho de Jesus entre a juventude brasileira.
1990 – Foi realizado em Brasília o segundo congresso da série Geração, o Geração 90, envolvendo também mais de 4.000 jovens de todo o Brasil. Da mesma forma que o congresso em 79, este foi outro marco na história da juventude evangélica brasileira.
1991 – Como fruto do Geração 90, a MPC explodiu no Nordeste, abrindo filiais em Campina Grande, Natal, Caxias e Teresina.
1992 – Em comemoração aos 35 anos da MPC no Brasil, foi realizado em Campina Grande o Geração 92, reunindo 1.000 jovens.
1995 – Lançamento do projeto de oração de mães em favor de seus filhos e da juventude brasileira, o Desperta Débora.
1997 – Em comemoração aos 40 anos da MPC Brasil, foi realizado em Belo Horizonte o Geração 97, reunindo cerca de 1.500 jovens e lançada a campanha Geração Compromisso.
1998 – 2000 – Em 1998, a MPC Brasil atingiu cerca de 400.000 pessoas em suas atividades, registrando mais de 5.000 decisões de pessoas interessadas por Jesus e/ou se reconciliando com o Senhor. A MPC também atingiu mais de 35 cidades no Brasil com cerca de 35 tipos diferentes de ministérios sendo o maior deles, o trabalho de evangelização nas escolas.
2001 – A MPC decidiu alcançar e apoiar os países de língua portuguesa, dando início ao projeto Conexões. Nesse ano, foi realizada a primeira viagem com este intuito que levou uma equipe de oito pessoas (seis obreiros da MPC Brasil) para Angola.
2002 – Foi realizado o Geração 2002 em Sumaré, SP que reuniu mais de 2.000 pessoas entre jovens e déboras (mães de oração). O congresso teve como ponto alto o culto de consagração dos jovens na noite de encerramento. Nesse ano também foi feita a primeira visita da MPC Brasil a Cabo Verde com o intuito de apoiar o país e possibilitar a implantação de uma MPC.
2003 – Foi realizada pela primeira vez no Brasil a Assembléia Geral – GA (General Assembly) – da YFC International e também o encontro de Young Liders (jovens líderes) da YFC, o primeiro no mundo. O GA aconteceu em Belo Horizonte, MG e reuniu representantes de 60 países. Foi também nesse ano que a MPC Brasil enviou para Cabo Verde a missionária Katiane (MPC Campina Grande) que hoje é a diretora nacional da MPC no país.