quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estar Presente - Cuidando do seu coração

Olá pessoal!

Como está a semana?

Minha semana que passou foi muito intensa. Desde quarta feira passada 
eu quase que não parei, envolvido com uma conferência de plantação de 
igrejas de quarta a sexta, com o Quatro Estações o dia todo no sábado, 
e no Domingo, com nossas atividades na igreja, segunda aulas no 
seminário e pregação a noite em um encontro de uma igreja em Campinas 
pastoreada por um querido amigo.

Ontem foi que consegui tirar um dia de descanso. Apesar de levantar 
cedo para levar o Hesley para a escola, voltei para a cama as 7 e 
fiquei lá por mais uma hora, tomei café com minha esposa e me dediquei 
por uma hora a atualizar alguns e-mails, depois de um pequeno tempo em 
oração. A tarde sai com a Susy, passeamos, assistimos um filme e a 
noite estive em um de nossos pequenos grupos da igreja em Jundiaí.

Hoje, acordei renovado! Semana que passou estive meditando um pouco 
sobre a questão da "presença". Você já percebeu como nós não sabemos 
estar presentes no lugar em que estamos?

Não fique confuso, vou explicar! Os místicos cristãos do Século XII 
costumavam falar sobre essa questão da "presença", que tem a ver com 
estarmos 100% no lugar onde estamos. Eles usavam isso para falar da 
importância de você estar 100% no lugar de oração, sem deixar sua 
mente ficar vagando e pensando em outras coisas quando estava ali.

Fiquei pensando em como nós não conseguimos fazer isso. Se para eles 
naquele tempo era difícil, imagine para nós que vivemos no Século XXI, 
cercados por tantas bugigangas que nos distraem, e competem com nossa 
atenção.

No entanto, essa questão da presença tem a ver com mais do que estar 
um tempo a sós com Deus em oração. Tem a ver com você ter consciência 
de que somente estando 100% aonde você está é que você irá de fato 
viver e perceber Deus.

O problema é que quando estamos orando ou lendo a Bíblia estamos 
pensando no almoço que precisamos fazer, na visita que temos que 
realizar, no filho que temos que pegar na escola, no ministério que 
precisa ser desenvolvido. Quando estamos lavando a louça, estamos 
pensando na novela que vai começar. Quando estamos trabalhando estamos 
pensando no Happy Hour da sexta. E quando estamos adorando em 
comunidade, estamos pensando no trabalho que temos para realizar na 
segunda feira.

Entenderam? Praticar a "presença" é você estar 100% focado no que você 
está fazendo e onde você está. Como pai, muitas vezes percebo que não 
faço isso com meus filhos, e como marido, não faço isso com minha 
esposa, e como discípulo não faço isso com meu Senhor e Deus. E você?

Talvez você diga, mas se eu estou dando 100% de minha atenção a um 
afazer ou a uma pessoa, onde fica Deus? Ele fica ali com você! E é 
aqui que entra a importância de tirarmos um tempo para darmos 100% a 
Deus.

Benedito, o fundador da Ordem Monástica dos Beneditinos, costumava 
dizer o seguinte: "Deus está em todo lugar, mas se você não se 
encontrar com Deus em um lugar específico por um tempo específico, 
você não vai percebe-lo em lugar nenhum."

Entenderam? Para agora e pratique 5 minutos de silêncio na presença de 
Deus, e então vá fazer o que você tem que fazer estando 100% ali.

Abraços,

Ricardo Costa
Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário